179064739

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Salvador teve 1º semestre mais chuvoso em 36 anos, diz diretor-geral da Codesal

Salvador registrou em 2020 o primeiro semestre mais chuvoso em 36 anos. É o que informa o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo. Em entrevista ao BNews realizada no início da tarde da última sexta-feira (3), ele conversou sobre o índice de chuvas verificado em Salvador nos primeiros seis meses deste ano e fez um balanço das ações do município na última “Operação Chuva”, cujo decreto foi assinado pelo prefeito ACM Neto (DEM) em março.

 

“Nosso monitoramento apontou que tivemos um acumulado entre junho e março de 1540,8 mm, que superou em mais de 56% a média esperada para o período”, afirmou. Macêdo complementa que dentro deste semestre, abril acabou despontando como o mês que registrou mais chuvoso em 14 anos.

 

Dados reunidos pela Codesal apontam também que esse foi o mês mais chuvoso dos últimos seis, registrando um índice pluviométrico de 545,5 mm. Na sequencia, despontam os meses de maio, março e junho – com 454,2 mm, 271,1 mm e 270 mm, respectivamente. Sob a coordenação geral da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e coordenação executiva da Codesal, a iniciativa envolve diversos órgãos dentro do Sistema Municipal de Defesa Civil.

 

O objetivo central da ação é preparar a capital baiana para enfrentar o período tradicionalmente mais chuvoso do ano, verificado entre março a junho. “Esse ano batemos todos os recordes. Foram mais de 10 mil vistorias realizadas no período da operação chuva entre março e junho. Isso mostra que nossa comunicação com a população vem funcionando. A população vem entendendo a necessidade de chamar a codesal para fazer a vistoria e afastar o risco às suas vidas”, avaliou.

Bnews

Deixe seu comentário:

Rádio Conexão Salvador

Salvador, BA

📞:  71 3043-2013/ 71 3248-6093 71 98701-4057

✉️:contato@radioconexaosalvador.com