179064739

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Salvador sediará nova estátua de Gandhi Andante

Uma das figuras mais famosas do século passado, ele é referenciado sempre que se fala em luta por igualdade, liberdade e direitos civis. A partir desta quinta-feira, o homem que lutou para que o povo indiano se tornasse independente dos ingleses, passou a ser homenageado com uma estátua na Praça da Inglaterra, no bairro do Comércio, em Salvador.

A peça, batizada de Gandhi Andante, foi esculpida em bronze pelo artista Gautam Pal e simboliza a Marcha do Sal, movimento liderado por Gandhi em 1930 contra a proibição da extração de sal na Índia colonial imposta pelos britânicos. Ela tem 1,94 metros de altura e pesa cerca de 400 kg.

À primeira vista, a impressão é de que a imagem está caminhando. Posicionada sob a sombra de duas árvores, ela fica no meio da praça e voltada para o mar, para as mesmas docas onde, em 1949, um ano após o assassinato do indiano, surgiu o grupo Afoxé Filhos de Gandhi, e que se tornou uma tradição do carnaval baiano. Integrantes do bloco estiveram no evento e fizeram homenagens.

A estátua foi doada para Salvador pelo governo da Índia, via embaixada no Brasil, e entregue oficialmente nesta quinta-feira. O prefeito ACM Neto participou da cerimônia e agradeceu ao governo indiano pela deferência. Ele disse que Gandhi foi um exemplo a ser seguido, e que a capital baiana tem muito em comum com os ensinamentos deixados pelo líder pacifista.

Deixe seu comentário:

Rádio Conexão Salvador

Salvador, BA

📞:  71 3043-2013/ 71 3248-6093 71 98701-4057

✉️:contato@radioconexaosalvador.com