179064739

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Prefeito de Itabuna se reúne com governador Rui Costa para reforçar ações de combate ao Coronavírus

Na manhã desta terça-feira (21), o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, se reuniu por videoconferência com o governador do Estado da Bahia, Rui Costa, com secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, e prefeitos dos municípios do sul da Bahia. A reunião foi para tratar das ações dos municípios e do estado no combate ao Covid-19 (Coronavírus).

Na oportunidade, foram avaliadas as medidas adotadas até o momento e discutida a abertura de 21 leitos de UTI e 38 clínicos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. O prefeito Fernando Gomes anunciou ainda que o município irá disponibilizar R$ 4 milhões para a compra de 30 respiradores, que equiparão UTIs no Hospital de Base, ampliando ainda mais o atendimento.  Durante a reunião, o prefeito Fernando Gomes falou sobre as ações do município e sobre a utilização dos recursos captados pelo município para combate o Coronavírus.

Segundo o prefeito, todas as medidas possíveis estão sendo tomadas e a Prefeitura vem agindo com rapidez e eficiência para reduzir a disseminação do vírus. “Infelizmente, nem o Brasil, nem o mundo estavam preparados para um momento tão difícil. O Sistema de Saúde do país já enfrentava dificuldades com a demanda normal e agora está ainda mais difícil, por isso estamos numa luta diária para ampliar nossa capacidade de atendimento aqui em Itabuna”, afirmou Fernando Gomes.

O prefeito comentou que o município adequou a UPA 24 horas para ser a porta de entrada para os pacientes sintomáticos ao Covid-19 e ainda realizou uma reforma no Hospital de Base para ampliar sua capacidade de atendimentos.

“Aqui em Itabuna nós conseguimos viabilizar mais de 50 leitos exclusivos para Covid-19 no Hospital de Base, porém não temos os equipamentos, por isso disponibilizei R$ 4 milhões para a compra de 30 respiradores. Esses leitos já estão isolados e à disposição do estado para equipar e habilitar”, sinalizou o prefeito, ao destacar em seguida que “os leitos disponibilizados não interferem no atendimento normal do Hospital”.

Após ouvir as demandas do prefeito Fernando Gomes, o governador Rui Costa e o secretário de saúde, Fábio Vilas Boas sinalizaram com a possibilidade de aproveitar esses leitos disponíveis ofertando até 21 leitos de UTI e 38 clínicos no Hospital de Base. Para isso, o governador Rui Costa informou que o estado vem buscando a compra de respiradores. “Ontem na reunião com o ministro da Saúde, Nelson Teich, foi tratada da questão dos respiradores, à qual todos os estados e municípios do Brasil estão encontrando dificuldades em realizar a aquisição, porque todos os países do mundo estão comprando ao mesmo tempo”, disse o governador.

Na oportunidade, o governador ainda elogiou a atuação da Prefeitura de Itabuna, que vem viabilizando leitos para atendimento aos pacientes e impondo medidas com prudência e correção.

Além de intensificar as ações para enfrentar a Pandemia do Coronavírus, a Prefeitura está trabalhando diuturnamente para capacitar mais profissionais que atuam na área da saúde e ampliar o atendimento. Além disso, nos últimos dias foram abertos editais para aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e 20 mil testes rápidos, a maior aquisição de um município do interior da Bahia.

Deixe seu comentário:

Rádio Conexão Salvador

Salvador, BA

📞:  71 3043-2013/ 71 3248-6093 71 98701-4057

✉️:contato@radioconexaosalvador.com