179064739

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Novo Vírus transmitido por morcego pode causar nova pandemia, alerta cientista

O vírus batizado de Nipah, transmitido por morcegos e com um surto na Índia, pode ser responsável pela próxima pandemia, alerta a pesquisadora Sarah Gilbert, que desenvolveu a vacina de Covid-19 pela Oxford. Durante um evento no Reino Unido, a cientista diz que ele pode ser ainda mais transmissível e letal que o novo coronavírus.

Até o momento, nenhuma vacina se mostrou eficiente para combater o vírus que pode causar inchaço no cérebro e tem um índice de mortalidade de 50% dos que se contaminam. Os primeiros sintomas iniciam com febre, dor de cabeça e problemas respiratórios. O ser humano se contamina pelo contato com porcos ou frutas infectadas com urina e fezes de morcegos.

Ainda antes da Covid se espalhar pelo mundo, a pesquisadora já trabalhava com o desenvolvimento de imunizantes para o Nipah, mas precisou parar para dar preferência à vacina contra o Sars-Cov2.

“Aprendemos que em uma pandemia podemos fazer tudo mais rápido e melhor, e queremos aplicar essas lições, mas precisamos de financiamento. Temos que ter estoques de vacinas contra os patógenos que já conhecemos. Imagine se tivermos, de repente, um grande surto de Nipah que se espalhe ao redor do mundo?”, indaga. As informações são do Metropoles.

A doença está em primeiro lugar na lista de prioridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a pesquisa e desenvolvimento de vacinas e formas de combater o vírus.

Deixe seu comentário:

Rádio Conexão Salvador

Salvador, BA

📞:  71 3043-2013/ 71 3248-6093 71 98701-4057

✉️:contato@radioconexaosalvador.com