179064739

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Ladeira da Montanha deve ser parcialmente liberada a partir de quarta (26)

A parte principal da demolição do antigo casarão localizado na Ladeira do Pau da Bandeira que desabou sobre a Montanha, na última terça-feira (18), foi concluída ontem (23). Equipes da RNP Engenharia/Neves e Miranda Empreendimentos, acompanhadas por técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal), realizaram o procedimento de forma mecanizada.

 

A responsabilidade tanto pela demolição quanto pela retirada dos entulhos é do proprietário do imóvel. A via, interditada para veículos e pedestres desde que o casarão desabou, deve ser parcialmente liberada a partir desta quarta-feira (26). Hoje (24), foi iniciada a operação para retirada do entulho. O prazo final para a conclusão dos trabalhos é na sexta feira (28).

 

De acordo com o engenheiro da Empresa RNP Engenharia, Itálo Palma, a demolição foi dividida em duas etapas: manual, para que se pudesse fazer uma investigação da estrutura e seus comportamentos; e outra de forma mecanizada, com uso de uma escavadeira.

 

Segundo o técnico, a demolição foi realizada atendendo todas as normas técnicas de segurança. “Para quem não sabia do procedimento, acreditou-se ser um desabamento, inclusive com vídeos circulando nas redes sociais. Porém, havia uma equipe na parte de baixo, e os imóveis confrontantes foram informados, estavam vazios e não houve maiores problemas. A situação foi toda controlada. Atuamos com o suporte de engenheiros, técnicos de segurança do trabalho, operários a da Codesal”, salientou.

 

O início do serviço foi autorizado na quarta-feira da semana passada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). Antes, a Codesal já havia solicitado a demolição ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que foi concedida. Vale frisar que o desabamento parcial foi provocado por falta de manutenção predial. Não havia moradores e não houve vítimas.

Deixe seu comentário:

Rádio Conexão Salvador

Salvador, BA

📞:  71 3043-2013/ 71 3248-6093 71 98701-4057

✉️:contato@radioconexaosalvador.com