179064739

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Ipac promove Semana de Museus 2020 no ambiente digital

Foto: Reprodução
‘Diversidade e inclusão: cultura baiana nos museus do Ipac’ é o tema da Semana de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), que ocorre de 18 a 24 de maio, excepcionalmente nas redes sociais do Museu de Arte da Bahia (MAB), Palacete das Artes, Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu/BA) e Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro/BA).
Todos os anos, os equipamentos culturais vinculados ao Ipac participam do evento nacional em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano, a temática lançada pelo Ibram foi ‘Museus para a igualdade: diversidade e inclusão’. Porém, por conta da pandemia de Covid 19, o Ibram recomendou que as atividades não fossem canceladas, mas adaptadas para o ambiente digital.
“Muito dessa cultura está nos acervos cuidados pelo Ipac na capital e no interior, mas sabe-se que tais espaços não são suficientes para garantir que todas as tradições estejam representadas com a mesma igualdade. Sendo assim, é justo que, em um momento oportuno como este e diante de um cenário de pandemia, sejam evidenciadas as riquezas e a diversidade de um povo tão singular, multicultural e diferenciado como é o baiano, mas sem esquecer que é um período em que todos devem ser incluídos, abrangendo as diversas deficiências e suas especificidades”, explica o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira.
Os museus do Ipaci estão, desde o início do isolamento social, desenvolvendo ações em suas redes sociais de forma a manter a divulgação de seus acervos, atividades e informações ligadas ao patrimônio artístico e cultural do estado. “De forma remota, as equipes continuaram trabalhando na preservação dos acervos, revisão da documentação museológica, planejamento e execução de atividades em ambientes digitais, além da construção de um instrumento legal que norteará as ações dos museus daqui pra frente, como o plano museológico que inclui um projeto de acessibilidade”, completa João Carlos Oliveira.
Todas as instituições ligadas à proteção do patrimônio são convidadas a participar da Semana de Museus. Trata-se de uma campanha nacional para divulgação dos seus acervos, dinamização dos seus espaços, intercâmbios culturais e sociais, além do estímulo ao aumento da visitação do público.
Lives 
De forma conjunta e reforçando os esforços extras neste período, os museus do Ipac programaram uma série de lives nos seus canais no Instagram. No Museu de Arte da Bahia (MAB), entre outras lives, no dia 18, às 16h, a museóloga Joana Flores fala sobre ‘Memórias pandêmicas e museus em tempos de opressão no século XXI’. No dia 19, às 16h, a bibliotecária Cida Moura discorre sobre ‘Saberes situados e inclusão: A arte e os modos de (r)existência em tempos da pandemia Covid 19’.
No Museu Tempostal, por exemplo, o ‘Empoderamento da mulher negra no século XXI’ será tema de uma live com Cynthia Paixão (empresária e produtora cultura), no dia 20, às 17h. O mesmo museu promove em 22/05, às 10h, uma contação de história e oficina de boneca abayomi, com Letícia Paulina (especialista em Educação Inclusiva, com formação em palhaçaria sagrada, contação de histórias e acrobacia aérea).
O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica promove no dia 18, às 17h, a live ‘Turismo Étnico Afro – Preservando a Cultura, Arte e Memória’, com Edson Costa, coordenador do Emunde, Rede Mundial de Étnico Empreendedorismo. Dentro da temática de inclusão, promove a live no dia 21, às 16h, com o museólogo Christiano Boaventura Britto Alves. O primeiro estudante com essa especificidade (autista) a se formar em na UFRB vai apresentar a sua pesquisa sobre uma obra de Udo Knoff em Cachoeira. Também vai participar da discussão de como incluir os autistas no mercado de trabalho.
No dia 23, às 14h, a live ‘Acessibilidade cultural: a audiodescrição democratizando ambientes museais’, com Juniro Almeida (artista visual, fotógrafo, legendista (LSE), audiodescritor roteirista e narrador da Acessibilidade Universal – ACESSU) e Ira Vilaronga que é deficiente visual, mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, e assessora da ACESSU.
Os museus no interior do estado seguem a mesma programação. No dia 20, às 15h, o Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu/BA) promove a live ‘O PHCA e as ações educativas pós pandemia’, com Larissa Passos (psicopedagoga e coordenadora técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Cabaceiras do Paraguaçu). Já no dia 21, às 15h, é a vez do tema ‘Gestão cultural em pós pandemia’ com Vinicius Zacarias. O Museu do Recolhimentos dos Humildes (Santo Amaro/BA) promove no dia 19, às 17h, a live ‘Menino Jesus do Monte: arte e religiosidade do Museu do Recolhimento dos Humildes’, com Edjane Rodrigues Silva (museóloga do MAS/Ufba).
Exposição virtual 
O Palacete das Artes promove durante a Semana de Museus a exposição virtual ‘Onde os olhos alcançam’, de autoria do artista Bernardo Ribeiro Tochilovsky. A mostra é composta de telas, desenhos, vídeos e depoimentos sobre o processo de criação do jovem, diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autismo, que conseguiu encontrar um caminho de expressão artística como uma maneira de apreender o mundo à sua volta.
“Suas obras revelam o que o seu olhar capta da natureza, o que percebe em cada figura, seja um animal, pessoa ou planta. Busca aquilo que no momento chama a sua atenção por meio de observação ou do seu próprio imaginário”, explica Camila Govas, artista plástica e educadora, que acompanha Bernardo na sua formação.
Ao longo da semana, o público também será convidado a contar a sua história com o Palacete. Os autores dos dez relatos mais expressivos serão contemplados com um kit de catálogos das principais exposições promovidas pelo museu. Para participar, basta encaminhar até 24/05 uma mensagem com até 10 linhas ou um vídeo de até 1 minuto para o e-mail: palacetedasartes@gmail.com. Os contemplados serão conhecidos no dia 27.
Na página do Palacete no youtube serão exibidos vídeos de diversas mostras e eventos realizados no museu, com depoimentos de artistas, como Sante Scaldaferri e Mário Cravo Jr.  E, para completar, duas lives: a primeira no dia 21, às 16h, recebe o artista plástico Miguel Cordeiro que vai bater um papo sobre seu processo de produção artística, além de mostrar os bastidores de seu ateliê. Ele planeja montar, ainda este ano, uma mostra inédita chamada ‘Diários da quarentena’. Na segunda live, no dia 24, às 8h30, o encontro é com Carla Dantas, no projeto ‘Amanhecer com Yoga no Palacete’. A programação completa está disponível no site do Ipac.

Deixe seu comentário:

Rádio Conexão Salvador

Salvador, BA

📞:  71 3043-2013/ 71 3248-6093 71 98701-4057

✉️:contato@radioconexaosalvador.com