179064739

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Crise: pandemia por coronavírus vai deixar muitos desempregados

 Foto: Henrique Mendes/G1

Comerciários e lojistas demonstram preocupação com prejuízos que serão deixados pelo coronavírus após decreto municipal que determinou fechamento de shoppings e comércio por 15 dias, contando a partir de sábado (21). A Organização Internacional do Trabalho estima 25 milhões de empregos perdidos no mundo por conta da crise gerada pelo COVID-19.

Presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador, Renato Ezequiel afirma que solicitou reuniões com o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) e com o Ministério Público do Trabalho, para tentar dialogar sobre a remuneração dos funcionários do comércio durante o período em que o comércio ficar de portas fechadas.

Nossa preocupação é com as demissões. Preservar o emprego, os salários. Se não preservar, a economia detona. Manter isso, de fechar os shoppings, é uma atitude válida diante dessa pandemia. O que queremos é uma sensibilidade das partes. Tanto patronal quanto laboral. Da administração do shopping também. Se necessário, os shoppings tirarem as taxas de condomínio para manter os salários”, propôs Ezequiel.

O presidente do Sindilojas, Paulo Mota, disse que há preocupação com relação ao período em que as lojas ficarão fechadas e, portanto, sem conseguir faturar.

“Existe uma preocupação nossa sobre a capacidade de liquidez das lojas. Como estão sem produzir, fica complicado atender à demanda e, o mais importante, o salário do trabalhador. Temos uma Justiça do Trabalho extremamente onerosa. O que pode acontecer em função dessa situação crítica, de não ter receita, é chegar em momento de desemprego. Custa muito para a empresa uma indenização trabalhista. Tudo isso requer prudência. Tem que ter parceria entre o trabalhador e o empregado. Os empregadores podem antecipar férias, suspender remuneração pelos dias não trabalhados, o trabalhador não tem culpa por não estar trabalhando”.

Pelo decreto da prefeitura, clínicas que funcionam em centros comerciais vão continuar abertas. Estará suspenso também o funcionamento do Mercado Modelo e do Elevador Lacerda.

Fonte: G1

Deixe seu comentário:

Rádio Conexão Salvador

Salvador, BA

📞:  71 3043-2013/ 71 3248-6093 71 98701-4057

✉️:contato@radioconexaosalvador.com