179064739

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Cirurgias eletivas são retomadas em Salvador

Após 100 dias de suspensão das cirurgias eletivas – aquelas que podem ser adiadas -, a fim de preservar leitos clínicos e de tratamento intensivo (UTI) para os pacientes contaminados pela Covid-19, os hospitais da capital estão retomando gradativamente os procedimentos. De acordo com a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB), 80% das instituições já iniciaram a retomada. Na capital, 100% dos hospitais voltaram, cada um dentro da sua possibilidade, a operar.

Para a retomada, protocolos mais rígidos estão sendo adotados. Acessos distintos nas unidades, equipes cirúrgicas destinadas ao tratamento exclusivo dos não contaminados, além da obrigatoriedade de se fazer o teste para a Covid-19 antes da cirurgia, são algumas das medidas adotadas.

O presidente da AHSEB, Mauro Adan, explica que sob a orientação da Agência Nacional de Saúde (ANS) e das autoridades públicas de saúde e com base em critérios técnicos e sanitários desde os últimos dias do mês de março, as equipes médicas avaliaram se as cirurgias poderiam ou não ser adiadas. Durante o período da suspensão, “só foram realizadas cirurgias que tinham necessidade, por alguma razão, de preservar a saúde do paciente. Mas agora, observamos que o número de pacientes internados com Covid-19 vem reduzindo, o que possibilita que as cirurgias eletivas programadas antes possam ser feitas”, explicou.

Adan destacou que cada hospital adota um protocolo específico para a retomada, mas todos dentro dos critérios sanitários pré-estabelecidos. “Os protocolos podem ter um pequena variação de uma unidade para outra mas no geral as cirurgias só estão sendo feitas nas pessoas testadas”, disse.

A Tarde

Deixe seu comentário:

Rádio Conexão Salvador

Salvador, BA

Telefone – (71) 3461-6284/ (71) 3043-2013/contato@radioconexaosalvador.com/Acesse as redes sociais da Rádio Conexão Salvador:/Facebook: @radioconexaosalvadorofc/Twitter: @radioconexaossa/Instagram: @radioconexaosalvador