179064739

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Após reportagem do Correio, pichações do Comando Vermelho são apagadas em bairros

As pichações feitas em casas e estabelecimentos do complexo do Nordeste de Amaralina e do bairro do Santo Inácio que faziam referência à tomada de áreas pela facção carioca Comando Vermelho (CV), em aliança com o Comando da Paz (CP), apareceram apagadas nesta sexta-feira (21), após a publicação de reportagem do CORREIO. Em nota, as polícia Civil e Militar informaram que essa retirada não foi feita pelas instituições.

De acordo com fontes policiais e moradores das localidades ouvidos para a matéria, o CV teria chegado em Salvador há dois a três meses. Como as festas ainda estão proibidas devido às medidas restritivas da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado, os traficantes cariocas teriam começado a liberar dinheiro para a realização dos paredões.

“É a forma que encontram para escoar a droga. Nunca tivemos tantos casos de paredões aqui e a grande maioria são nas áreas conhecidas de domínio do CP, como o complexo do Nordeste de Amaralina”, contou um policial militar que atua na Operação Sílere, trabalho conjunto das secretarias da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) e Municipal de Ordem Pública (Semop), para combater poluição sonora e também reduzir crimes contra a vida e patrimônio.

Especialista em gestão de sistema prisional e professor do Insper, Sandro Cabral cita que há muito se comenta sobre essa história de aproximação do Comando Vermelho com a facção baiana. Cabral explica que a uma organização criminosa coopta outra numa lógica de associação, por necessidade de complementaridade.

Dessa maneira, à medida em que essas alianças são concretizadas, a criminalidade local se fortalece porque, conforme cita o professor, a organização pode passar a ter acesso a armamentos mais pesados, além de conhecimento adicional para corromper e lidar com a polícia.

Deixe seu comentário:

Rádio Conexão Salvador

Salvador, BA

Telefone – (71) 3461-6284/ (71) 3043-2013/contato@radioconexaosalvador.com/Acesse as redes sociais da Rádio Conexão Salvador:/Facebook: @radioconexaosalvadorofc/Twitter: @radioconexaossa/Instagram: @radioconexaosalvador